quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

VEREADOR LUCIO COBRA DO PODER EXECUTIVO PROVIDÊNCIAS INDICADAS NO INICIO DE 2014


Vereador Lucio reitera Proposição de Indicação de fevereiro de 2014 solicitando providências  para  que o CEP (Código de Endereçamento Postal), seja regularizado para entrega de correspondência a  grande parte de nossa cidade que não se beneficia daquele serviço. Passado um ano da primeira Proposição sem nenhuma providência ou manifestação da parte do Executivo, Vereador sente como desconsideração a falta de resposta a todas as proposições de indicações enviadas pelo Poder Legislativo.


PROPOSIÇÃO DE INDICAÇÃO Nº 03/2015.



                                           Senhor Presidente,


                                                    Na forma regimental, apresento a Vossa Excelência a reiteração da presente INDICAÇÃO, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito, ouvido o Plenário desta Casa, para que sejam tomadas providencias no sentido de elaborar um PROJETO com a finalidade de nominar todos os logradouros do Setor Sol Nascente e Setor Aeroporto e   bem como, efetuar as  identificações das ruas, avenidas e quadras, já que números de lotes constam da obrigatoriedade na identificação de cada padrão da CELG a partir dos dois Setores em questão, com amplitude para Jardim Novo Horizonte; Setor Boa Vista, Lado Oeste da Avenida Floresta no Setor Oeste; e lado Leste da Avenida Presidente Vargas, a partir da Rua Castelo Branco (sentido sul), na Vila União.   



JUSTIFICATIVA

                                                    A presente indicação é de suma importância para nossa cidade, pois estas áreas identificadas são todas de logradouros sem CEP – Código de Endereçamento Postal, o que impede a entrega de correspondências na cidade por parte dos Correios.  Apresentei a Proposição Nº 07/2014 com este teor em 17 de fevereiro de 2014, aprovada por unanimidade nesta Casa, a qual se encontra até o presente momento sem nenhuma comunicação por parte do Poder Executivo, pelo menos para nos informar se tem planejamento e boa vontade para atender esta considerável porção da nossa população urbana e que tem vínculos também com os habitantes da zona rural.  As providências para a regularização destas grandes necessidades indicadas gerariam uma satisfação imensa ao nosso povo e também abrindo oportunidade de vaga de emprego nos Correios.
                                       
                                              Câmara de Vereadores de Mara Rosa (GO), 25  de fevereiro  de 2015.





Jony Lucio da Costa
Vereador Autor


NO SEGUNDO DIA DE SESSÃO VEREADOR LUCIO SOLICITA PROVIDÊNCIAS DE INTERESSE PÚBLICO AO EXECUTIVO



Vereador Lucio apresenta a segunda Proposição de Indicação do ano de 2015
Veja cópia do documento abaixo:



PROPOSIÇÃO DE INDICAÇÃO Nº 02/2015
                                               

                      
                  Excelentíssimo Senhor Presidente,

                             
                             O Vereador que esta subscreve, com amparo no Regimento Interno, Artigo 117, propõe ao egrégio Plenário a seguinte medida de interesse público, a ser encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal para as seguintes providências:

Ø  Execução dos serviços da limpeza do asfalto coberto por terra e a conclusão da construção do meio fio e sarjeta, da Rua Araguaína, no Jardim Novo Horizonte, na quadra de acesso ao portão de embarque/desembarque do Sindicato Rural de Mara Rosa.


JUSTIFICAÇÃO


                             A presente indicação vem de encontro com as reivindicações dos moradores da Rua Araguaína, no Jardim Novo Horizonte, os quais se encontram em mobilização através de um abaixo assinado, que consta em anexo, apresentado ao Poder Executivo ainda no ano de 2013. Na época da primeira reclamação, foi num período fora das chuvas e a poeira era intensa, pois tinha também montes de terras nos lotes vagos perto do referido portão do Sindicato. Fiz contato com o Presidente do Sindicato que recolheu toda a terra amontoada e também com a Prefeitura, que nos dias de leilão de gado se comprometeu a regar com o caminhão pipa parte da rua onde a terra cobriu o asfalto. Ficando então o caso amenizado por algum tempo com aquelas medidas. Infelizmente o problema ainda persiste, e com o tempo chuvoso há outros agravantes, como o barro e a lama na rua, e a grande quantidade de água empossada nos lotes vagos próximos ao portão, que servem de manobra e estacionamento para as carretas de gado, incomodando e trazendo riscos à saúde dos que por ali residem. As reivindicações são extremamente justas e, portanto necessárias as devidas providências de forma urgente por parte do Poder Executivo.   
                                Câmara de Vereadores de Mara Rosa (GO), 24 de fevereiro de 2015.




Jony Lucio da Costa
Vereador - PSDB

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

PRIMEIRA PROPOSIÇÃO DE 2015 É APRESENTADA EM PLENÁRIO PELO VEREADOR LUCIO

                 
 PROPOSIÇÃO DE INDICAÇÃO Nº 01/2015

   Excelentíssimo Senhor Presidente,

                             
                             O Vereador que esta subscreve, com amparo no Regimento Interno, Artigo 117, propõe ao egrégio Plenário a seguinte medida de interesse público, a ser encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Municipal para as seguintes providências:

Ø  Execução dos serviços de asfaltamento, fazendo ligação do povoado de Amarolândia à GO- 347 nos dois acessos, os quais são de sentido para Mara Rosa e para Alto Horizonte.
Ø  Gestão do Poder Executivo junto à AGETOP para a conclusão do asfaltamento da Rodovia GO-347, no trecho interditado em frente ao Cemitério de Amarolândia.


JUSTIFICAÇÃO


                             A presente indicação vem de encontro com as reivindicações dos moradores do povoado de Amarolândia e do entorno daquela região importante de nosso município, os quais se encontram em mobilização através de um abaixo assinado, que consta em anexo, destinado às autoridades do Município, sendo: Vereadores, Prefeito e Ministério Público. As reivindicações são justas e necessárias, e realmente devem ser providenciadas o mais breve possível, pois caso haja demora no impasse do trecho interditado poderá ficar  bem mais difícil e oneroso para a empresa prestadora dos serviços efetuar a conclusão da obra e fazer as duas pequenas ligações de asfalto dando acesso ao povoado. Enquanto a obra continua interditada todo o transito passa pela avenida central do povoado, causando estragos no antigo asfalto urbano, tendo em vista que o tráfego aumentou consideravelmente pela grandiosa e importante obra de asfaltamento naquela rodovia, a qual era um sonho de todos nós, que se tornou realidade, graças ao empenho e à determinação do Governador Marconi Perillo em atender nossas reivindicações que datam da gestão municipal passada. 
                                Câmara de Vereadores de Mara Rosa (GO), 23 de fevereiro de 2015.




Jony Lucio da Costa

Vereador - PSDB

VEREADOR LUCIO FAZ FORTE PRONUNCIAMENTO NA TRIBUNA DA CÂMARA



"Eu não falo somente por mim, falo pelo nosso povo, pois grande parte de nós mararrosenses nos sentimos humilhados, cabisbaixos, decepcionados e sem perspectivas de melhorias diante de tantas necessidades, que o poder público não tem tido sensibilidade para resolver. "    


Veja na íntegra o pronunciamento abaixo:


Senhor Presidente, caros Edis desta Casa de Leis, Senhor Prefeito, senhores e senhoras aqui presentes:

Quero denunciar neste pronunciamento o PREJUÍZO INFORMACIONAL, isto mesmo, prejuízo informacional é o que a população pode sofrer mediante um tipo de informação; ou seja, o que a informação quando não é livre e nem independente pode onerar e prejudicar uma sociedade.  É um fato intolerante o prejuízo informacional do publico acessante, principalmente ao mararrosense que busca informações e notícias de Mara Rosa através da internet, por uma mídia virtual que usa o próprio nome de Mara Rosa como o portal de noticias daqui, da nossa terra, para publicar continuadamente séries de inverdades e omissões, praticando de forma antiética propagações da administração municipal totalmente incoerentes com a realidade local.

Isto faz dela uma mídia medíocre e alienada ao poder público, para transparecer de forma menos desgastante à população, o calote político-administrativo que o município de Mara Rosa sofreu nas últimas eleições municipais; Pois as promessas de campanha eram mirabolantes, prometiam tudo para a nossa gente, e enfim a demagogia conseguiu seu intento.

Administrando muito distante da população, arredio até nos eventos mais públicos de nossa comunidade, como formaturas e outras reuniões da própria administração, o prefeito tem usado constantemente como forma de comunicação, esse citado Site bem como sua rede social e que anualmente coleta todas suas matérias para que de forma impressa possa distribuir à população como se fosse um balanço anual de obras que na realidade várias nunca foram concluídas como é o caso da reforma da Creche Menino Jesus, das estradas de nosso município afirmando que foram 100% recuperadas, dentre outras. Mas o que eu acho de mais desabonador é que deixaram de publicar o que mais a população mararrosense tem interesse e queria saber: a TRANSPARÊNCIA com o uso das verbas públicas; como por exemplo, onde realmente foram aplicados ou gastos o dinheiro do ITBI do primeiro e do segundo ano da administração? Olha que os valores foram consideráveis, pois passaram da casa dos R$ 2,5 milhões. O interessante é que quando os recursos são fartos não gostam de mostrar, mas quando os repasses não são altamente suficientes para cobrir todas as suas despesas criadas, alardeiam noticias calamitosas nesta chamada imprensa, propagando um verdadeiro caos para a administração pública.

Mas, lembremo-nos das noticias anteriores veiculadas, onde sempre martelavam que o problema da crise administrativa estava nas dívidas e precatórios das administrações passadas.

Quero dizer que entendo a realidade que as prefeituras estão passando e da necessidade de melhoria dos repasses constitucionais aos municípios e que sou defensor de uma reformulação no pacto federativo brasileiro em favor do municipalismo.

Agora, diante de todo este cenário vivido por nós, eu acho que o caos na Prefeitura começou justamente no dia 1º de janeiro de 2013, porque o bom gestor deixa a sua marca é principalmente quando se depara com alguma crise ou problemas que devem ser superados de forma concreta e não com protelações, empurrando medidas e reformas administrativas com a barriga, como se tem visto. Eu já cheguei a alertar aqui nesta tribuna que uma administração sem planejamento, sem sinergia não sabe para onde vai.

Mas quero deixar claro neste pronunciamento, pronunciamento que a mim foi concedido pelo povo, pois aqui estou foi porque o voto popular me outorgou esta autoridade de representação legítima em favor de toda a nossa municipalidade.

Nós vereadores recebemos uma procuração dada pela nossa gente para agir em nome dela. E eu conclamo a cada colega parlamentar para fazer o uso desta tribuna para dizer altissonante que o povo de Mara Rosa tem voz, que o povo tem representação, que ninguém neste município se sinta amordaçado, se sinta como que acuado, discriminado ou restringido. A minha voz, jamais conseguirão calar. Enquanto eu aqui estiver, estarei debatendo na defesa da justiça, da ética, dos direitos do povo e da probidade administrativa. Eu não falo somente por mim, falo pelo nosso povo, pois grande parte de nós mararrosenses nos sentimos humilhados, cabisbaixos, decepcionados e sem perspectivas de melhorias diante de tantas necessidades, que o poder público não tem tido sensibilidade para resolver.      

Quero dizer mais Senhor Presidente, que recentemente fui excluído; felizmente, pois isto para mim é felicidade e não infelicidade, fui excluído e já não posso mais colocar as minhas considerações, expressar meus pensamentos e acentuar a defesa do povo, contestando as inverdades e as omissões naquele determinado veiculo de rede social de interesse promíscuo.  

Mas fiquem bem atentos, o vereador Lucio usará de meios legítimos e dignos para apontar soluções, anunciar a verdade e denunciar mentiras, bem como toda forma de mau uso do poder publico. É sabedor de todos que essa mídia por mim citada, só coloca no seu rol de notícias aquilo que é condizente para eles e o que para eles interessa.

Começaram o ano mostrando virtualmente decretos administrativos e o Prefeito dizendo que pagaram todos os servidores dentro de cada mês nos dois primeiros anos do mandato, enquanto que deixava para trás muitos trabalhadores e trabalhadoras com pagamentos atrasados em até três meses, e até a presente data, muitos destes já demitidos não receberam ainda os seus acertos.  Isto se chama: INJUSTIÇA.

Logo depois mostraram noutra publicação, um pedaço do extrato com o crédito do FPM  do dia 09/01/2015 como se fosse o único repasse até então naquela data, mas não mostraram  o crédito especial do FPM dia 08/01/2015, um dia antes, na cifra de R$ 119 mil. Que informação mais fajuta, que abstrai os fatos sobre a verdade. Será que foi um pequeno erro e esqueceram-se de publicar ou então não notaram aquele insignificante valor creditado na mesma conta? 
         
Novamente, como se não bastasse, aparece nessa mídia reportagem sobre o Prefeito anunciando o pagamento total do salário de janeiro de todos os servidores municipais; mas descaradamente deixa muitos funcionários sem receber os vencimentos contrariando o que ele mesmo declarou. Estamos assistindo vergonhosamente à maior falta de respeito da parte do poder executivo principalmente com os servidores públicos de nosso município.

Quero deixar registrado o meu inconformismo com esta forma de quererem mostrar algo que verdadeiramente não está acontecendo; gostam de mascarar, de fantasiar, de maquiar uma imagem administrativa não realizável.

Finalizando, reafirmo que o meu papel de oposição continuará coerente, propositivo, responsável e defensor da autonomia do Poder Legislativo. Antes, quero dar um conselho ao comando da Prefeitura Municipal: sejam sinceros com vocês mesmos, não inventem contos e fábulas, coloquem os pés no chão; e se não possuem algo de concreto para publicar é melhor esperarem uma novidade real para divulgarem boas novas que sejam alegria e contentamento para todo o povo.

 O Brasil ainda sonha com a mídia independente que é o tipo de mídia que não está vinculada a compromissos com anunciantes, com grupos políticos ou instituições governamentais. Ela vai a contramão à mídia corporativa que frequentemente distorce os fatos e apresentam uma visão de acordo com quem lhe paga mais. Em suma, mídia independente é o tipo de publicação que não se presta necessariamente a propagar a ideologia dos grupos que dominam a ordem atual da sociedade. Nela é que é relevada a importância informacional para a sociedade. Para muitos ela é uma utopia.

Muito obrigado Senhor Presidente e caros Edis. Deixo aqui minhas saudações a todos os mararrosenses em nome dos que se fazem presentes nesta sessão.





sábado, 21 de fevereiro de 2015

VEREADOR LUCIO CONVIDA PARA SESSÕES NA CÂMARA


O Vereador Lúcio convida os cidadãos mararrosenses  para participarem das sessões na Câmara Municipal a serem realizadas nos dias 23 a 27 de fevereiro a partir das 19:00 horas. Proposições e assuntos importantes serão debatidos em Plenário. Sua presença será muito importante e marcará seu gesto de comprometimento com sua cidadania.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Vocação versus Profissão!!

 “Muito interessante”



O termo vocação vem do latim, vocare, que quer dizer "chamado".  Assim, vocação é um chamado íntimo de amor. Amor e prazer por um fazer que dê alegria e satisfação.  Quem atende a esse chamado íntimo certamente desempenhará suas atividades vocacionais com bom ânimo e disposição, não apenas pela remuneração, mas pelo prazer de fazer o que gosta.  Ouvir esse chamamento seria o ideal para qualquer ser humano que desejasse ser útil à sociedade na qual vive.   Na vocação, a pessoa encontra a felicidade na própria ação. Na profissão, o prazer se encontra não na ação, mas no ganho que dela deriva.  

O profissional, somente profissional, executa seu "fazer" não por amor a ele, mas por amor a algo fora dele: o salário, o ganho, o lucro, a vantagem.  Já o homem movido pela vocação é um apaixonado pelo seu "fazer", e faz até de graça, apenas por satisfação.  Essa diferença é fácil de constatar entre um político por vocação e um político por profissão.  A vocação política é uma paixão por um jardim, já que "política" vem de polis, que quer dizer cidade.  A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os homens podiam se dedicar à busca da felicidade.  

O político é aquele que cuida desse espaço. A vocação política, assim, está a serviço da felicidade dos cidadãos, os moradores da cidade.  Dessa forma, um político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que poderia plantar para si mesmo.  O político é, antes de tudo, um jardineiro.  O jardineiro por vocação dá sua vida pelo jardim de todos.  O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para construir seu jardim privado, ainda que para isso aumentem, ao seu redor, o deserto e o sofrimento.  

Essa grande diferença entre vocação e profissão pode se estender a todos os outros ramos de atividades.  Os médicos por vocação, por exemplo, exercem suas atividades com amor e prazer. Sem precisar de juramentos, se dedicam a salvar vidas por amor à causa que abraçam, de coração.  Poderíamos citar vários exemplos das diferenças entre profissão e vocação, mas isso não vem ao caso.  O que desejamos ressaltar é a necessidade de se ouvir e respeitar o chachamado interior, a tendência íntima, a vocação.  Pense nisso!

Um abraço do vereador Jony Lucio.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Projeto Açafrão Mara Rosa

      
Há exatamente dois anos o vereador Lucio apresentava na Câmara Municipal suas duas primeiras Proposições consideradas de grande importância para o desenvolvimento sócio econômico de nosso município.


“Considerada uma das especiarias mais caras do mundo, o açafrão é utilizado como condimento e como erva medicinal, e está sendo cada vez mais valorizada no mercado internacional” (Jornal Opção, 30/11/11).


Conheça o Projeto de Lei (hoje Lei Ordinária) e Proposição de Indicação Encaminhada ao Chefe do Executivo com a finalidade da valorização do cultivo do Açafrão, que se fossem executados poderiam ser uma grande alavanca para a economia e o desenvolvimento sustentável de nosso município:


  PROJETO DE LEI Nº 001/2013

Inclui a FEIRAMAR – Feira do Açafrão de Mara Rosa e Região no Calendário Anual Turístico e de Festividades Oficiais promovidas pela Administração Municipal.                                                                            
                                                                                                                                                             
A Câmara Municipal de Mara Rosa decreta:

Art. 1º Fica incluída no Calendário Turístico e de Festividades Oficiais do Município de Mara Rosa a FEIRAMAR – Feira do Açafrão de Mara Rosa e Região, a realizar anualmente na 1ª quinzena do mês de julho.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de publicação.

Câmara de Vereadores de Mara Rosa (GO), 18 de fevereiro de 2013.

Jony Lucio da Costa
Vereador


JUSTIFICAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 001/2013
     
FINALIDADE:

Proposição de Criação de Lei Municipal para inclusão da FEIRAMAR – Feira do Açafrão de Mara Rosa e Região no Calendário Turístico e de Festividades Oficiais promovidas pela Administração Pública do Município de Mara Rosa. Em razão da grande importância do cultivo do açafrão em nosso município que conta com o maior plantio comercial do país, cuja produção se destina em quase sua totalidade às indústrias nacionais e internacionais de corantes e alimentos.

OBJETIVO:

A FEIRAMAR tem por objetivo a propagação e o fortalecimento do interesse sócio-econômico-cultural através do fomento ao desenvolvimento da cultura da cúrcuma (açafrão da terra) em nosso Município, bem como dos Projetos que envolvem os APLs do Açafrão, da Cerâmica Vermelha, do Mel e dos demais setores da economia local como laticínios, produtos agrícolas, costura industrial, temperos e especiarias, artesanatos, etc., além da promoção da cultura e da arte.

A 3ª Feiramar, foi a ultima realizada, iniciou-se com o lançamento oficial e solene dias antes, no Palácio das Esmeraldas pelo Governador Marconi Perillo, com a presença do Prefeito, vice Prefeito, vereadores, autoridades do Estado e do município, parceiros, representantes da comunidade, e o destaque das presenças da Rainha e Princesa do Açafrão eleitas naquele ano. A Feira veio a acontecer entre os dias 9 a 11 de dezembro de 2011, nas dependências e na Frente da Escola Municipal São Pedro (devido ao período chuvoso), aberta para todo o público, com uma rica programação: Oficina Gastronômica Conceitual com renomados Chefs da culinária nacional, Shows Musicais, Apresentações Artísticas e Culturais, Estandes que representaram a indústria e o mercado local, e a coroação da Feira com o Festival Gastronômico. 

JUSTIFICATIVAS:

A continuidade da FEIRAMAR será para a nossa cidade e para o município uma grande oportunidade para que todo o Estado de Goiás e o Brasil olhem para nós e nos enxerguem nossas potencialidades. Na realização da última Feira, contamos com grandes parcerias, que são de fundamental importância para o sucesso do evento. A entidade parceira primeira junto com a Administração Municipal é a COOPERAÇAFRÃO.  O SEBRAE foi parceiro imprescindível e que patrocinou uma consultoria de primeira qualidade para a programação e realização do evento. O Governo do Estado se fez presente apoiando através da SIC e Goiás Turismo. Todos os demais parceiros foram importantes como a Câmara Municipal, a ACIMAR, o Banco do Brasil, UFG,  Terrativa e Amarillo Gold.

Somos a Capital Nacional do Açafrão, temos um produto ícone e que nos dá destaque internacional. Dentro em breve será assinado contrato com o BNDES, por meio do DRS, Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, para a implantação da tão esperada nova e moderna agroindústria, o que vai permitir atender a demanda deste atraente mercado em crescimento, com oferta regular e padrão de qualidade. Precisamos valorizar esta nossa marca. Este produto que se tornou nativo para nós, vindo há séculos, trazido pelos Bandeirantes, aqui encontrou um excelente lugar para o seu desenvolvimento vegetativo, onde o nosso solo, o nosso clima, tornou-se um viveiro natural para a perpetuação da sua espécie. A curcumina, uma das substancias da cúrcuma, é muito mais do que um condimento e corante natural para alimentos, que já é uma grande coisa. Mas pesquisas comprovadas cientificamente apontam que esta substancia tem propriedades terapêuticas com eficácia no tratamento de várias doenças como o câncer, mal de Alzheimer, entre outras. A Universidade Federal de Goiás e alguns grandes laboratórios de universidades norte-americanas estão estudando estas descobertas. A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos já possui muitos artigos científicos e técnicos mencionando os efeitos medicinais da cúrcuma.

Esta nossa proposição visa também, incentivar ao Chefe do Executivo, a iniciativa de apresentar demanda de orçamento em  rubrica específica na Lei Orçamentária,  para a realização do referido evento ainda neste ano de 2013 da era de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Diante destas argumentações, solicitamos aos nobres pares a aprovação desta matéria.

Sessão da Câmara Municipal de Mara Rosa (GO), aos 18 de fevereiro de 2013.

Jony Lucio da Costa
 Vereador Autor


             
PROPOSIÇÃO DE INDICAÇÃO Nº 005/2013

                      
                                          Senhor Presidente,
                        Apresento a Vossa Excelência a presente INDICAÇÃO, a ser encaminhada ao Senhor Prefeito, ouvido o Plenário desta Casa, SUGERINDO a criação do Projeto AÇAFRÃO MARA ROSA, a ser direcionado para os agricultores não proprietários de terras, cooperados da  Cooperaçafrão – Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa e Região.

JUSTIFICAÇÃO

                            A elaboração e execução deste Projeto sugerido “Açafrão Mara Rosa” visa apoiar e fomentar o cultivo da Cúrcuma, denominado Açafrão da Terra, com uma estrutura de apoio logístico aos cooperados, com maquinas agrícolas e assistência técnica, desde o  preparo de solo, plantio, condução da lavoura até a  colheita.

Com a apresentação do Projeto, a Câmara Municipal autoriza a Prefeitura firmar convênio com a Cooperaçafrão e a fazer um arrendamento de terras férteis e apropriadas de aproximadamente dez alqueires num período de vários anos, pelo menos dez anos, ou se o município adquirir eventual terreno, efetuar um contrato de comodato e permissão de uso de bem publico. Esta INDICAÇÃO PARLAMENTAR é um anseio da comunidade mararrosense que vive do sustento do açafrão de forma direta e indireta. Esta medida fará crescer nossa produção e fortalecer o Cooperativismo do açafrão, haja vista o advento da instalação da nova e moderna agroindústria, a qual vai necessitar de grande demanda de produção para processar na regularidade e no padrão de qualidade.

Um projeto desta envergadura implicará consideravelmente no aumento do volume de nossa produção, gerando assim mais mão de obra e renda para a nossa municipalidade. Com esta ação, centenas de agricultores sem terra poderão sustentar suas famílias com dignidade, resgatando assim sua cidadania. Desta forma  estaremos garantindo Mara Rosa como a Capital Nacional do Açafrão e mantendo o Brasil, como o maior exportador de açafrão da América Latina.

Câmara de Vereadores de Mara Rosa (GO), 18 de fevereiro de 2013.



Jony Lucio da Costa
Vereador Autor